24 de novembro de 2012

Dicas

Hoje vou sair um pouco do trivial e, ao invés de postar fotos das
bonecas da minha coleção, vou dar algumas dicas para quem vai
começar uma coleção de Barbies. Vem comigo!

1) Nunca tire como base apenas a imagem do protótipo, pois tem uma diferença entre ele e a boneca comercializada. Veja fotos reais antes de comprar, dê um search no google e veja se realmente ela é aquilo que voce espera.

2) Colecionar Barbies não é igual a colecionar albúm de figurinhas, que voce necessita ter trocentas para deixá-lo completo. Voce precisa ter aquelas que voce mais gosta e acha bonitas de verdade, sem se importar com a label, se é playline, black, pink, gold, platinum e afins. Todas as labels possuem bonecas bonitas e interessantes.
Tem colecionadores com 500 barbies, e, se formos analisar friamente, dessas 500 só 100 são bonitas de fato. Portanto, vá com calma, principalmente no inicio, pois lá na frente voce pode se arrepender de algumas compras.

3) Ter critério. Isso é muito importante. Mas o que seria ter critério numa coleção de barbies? É simples, é saber o que não te agrada.

Por exemplo, eu detesto boneca olhando pro lado, acho horriveis os moldfaces Teresa e Diva, não gosto muito do moldface Steffie, não curto barbies fadas, sereias, divindades e afins, a Grace Kelly que quase todo mundo se rasgou, eu acho feia, acho que ela tem cara de velha, a Versus acho ela com cara de peixinho, a Hope Diamond se vc pintar o nariz dela de vermelho ela é uma palhacinha, a James Bond Octopussy eu acho medonha, e por aí vai, a minha lista é extensa e esses são apenas alguns exemplos. Ou seja, nunca tive, nunca quis ter e nunca vou ter essas barbies. Mas essa é somente a minha opinião, não a de todo mundo. Perceba que com todos esses detalhes do que eu não gosto eu já eliminei um monte de barbies que foram ou que ainda vão ser lançadas. Bingo!
Portanto, descubra o que voce não gosta. Esse é o jeito mais fácil de começar a ter critério dentro da sua coleção. E lembre-se: o que é bonito e bacana pra voce, só voce mesmo vai poder saber afinal, gosto é algo muito pessoal.

4) Valorizar o seu dinheiro, pesquisando diversos sites, vendedores e lojas, para saber qual tem o melhor preço. Exemplo: as DOTW de 2012 tem vendedores pedindo 180 reais, outros pedem 150, outros 120...
Ps. Ignore essa dica se voce for rico. ; )

5) Vasculhar os itens de vendedores que vendem brinquedos no geral ao invés de ficar preso naqueles que só vendem barbies. Um vendedor que vende exclusivamente barbies sabe o quanto cada uma delas vale. Já um vendedor de brinquedos diversos, nem sempre tem noção do valor de certas bonecas.
Já comprei muita barbie por um valor baixo que, se eu fosse comprar com um vendedor de barbies eu teria pago sei lá quantas vezes mais caro.
Ps. Ignore essa dica se voce é rico e só se interessa por barbies lacradas na caixa. ; )

6) Dando continuidade a dica acima. Visitar hospitais de brinquedos. Sim, sim, sim, eles sempre tem algumas barbies à venda. E nessa brincadeira,você pode assim como eu, encontrar por lá, uma Benetton Moscow... ou seja, bonecas mega raras que dificilmente voce vai encontrar. E se encontrar, prepare o bolso.
Ps. Ignore essa dica se voce é rico e só se interessa por barbies lacradas na caixa. ; )

7) Ter espaço e cuidado para guardá-las. Sejam dentro ou fora das caixas, elas necessitam
de espaço e cuidado. Já pense nisso e organize antes de comprar.
As minhas eu guardo todas nuas e sem adornos em caixas e em tuppware (daquelas grandes, quadradas) dentro de um armario. Ele tem duas portas com 4 divisões de prateleiras e 2 gavetas na parte debaixo onde eu guardo as roupas e acessórios.
Não guardo outras coisas dentro desse armario. Ele é usado apenas para essa finalidade.
As dolls eu guardo separadas e enroladas em papel de seda dentro dessas caixas.
As caixas eu deixo sempre abertas para evitar que crie umidade, o armario eu deixo fechado, óbvio. Minhas caixas são separadas da seguinte maneira: loiras, morenas, negras, ruivas e orientais.
Dessa forma fica bem mais fácil encontrá-las. Além de limpá-las, uma a uma, a cada 15 dias, tbm limpo a parte interna do armário onde elas ficam, assim como as caixas. As roupas também guardo separadas nesse mesmo esquema.
Acrescentando, também guardo as bijux em uma caixinha só delas, assim como sapatos e bolsas separados em caixas, tudo dentro das gavetas. Roupas de brilho também não devem ser misturadas com as outras porque com o passar do tempo elas podem manchar.
No blog da Lady Lolo, li uma dica super importante que ela deu e que eu já apliquei às minhas caixas durante essa semana: lacrar todas elas com papel contact. Muito útil se a caixa for colorida afinal, com o tempo aquela tinta do lado externo da caixa pode passar para dentro sem você perceber e manchar o corpo ou o rosto de suas dolls.

8) Comece a coleção o quanto antes! Não deixe para amanhã, pro mês que vem, pra quando tiver tempo, pra quando tiver dinheiro, pra quando morar sozinho... dificuldades existem em tudo nessa vida, e numa coleção de Barbies não é diferente. Apesar da Barbie "morar" num mundo rosa, o mundo real do qual a gente faz parte é bem diferente. Bem-vindo à realidade.
Coragem e boa sorte! ; )

4 comentários:

  1. Boas dicas! Foco é importantíssimo! Bem como uma boa pesquisa. E de vez em quando topamos com promoções incríveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pesquisar faz toda a diferença numa compra, é pesquisando que encontramos boas ofertas. Valeu pelo comentário.

      Excluir
  2. vc mudou a cor do blog,gostei =)
    Gostei tb das suas dicas e adorei os 'p.s' rsrs.
    Até pouco tempo eu ñ sabia dessa questão de manchar Barbie e tal...vc já passou por isso?
    Bem que vc podia colocar uma fotinha desse teu armário de Barbies mega organizado.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabi, mudei e logo é provável eu mudar novamente. rsrs
      Nunca tive problemas com manchas tanto nas dolls qto nas roupas, com mofo tbm nunca tive. Acho que ajuda um pouco pelo fato de eu sempre estar mexendo nelas e tbm comecei a colecionar "recentemente", faz 3 anos apenas. Vou tirar foto dele sim, no dia que eu faxinar novamente. Mas já adianto que ele não tem luxo nenhum, é uma armário comum (até meio antigo) de 2 portas. Bjo e obrigado pelo comentário. ;)

      Excluir