18 de setembro de 2013

Dentro ou fora?

Colecionar Barbies implica numa condição de livre escolha para seus colecionadores: manter ou não suas Barbies nas caixas.
Existem três tipos dominantes de colecionadores e, claro, algumas variações entre eles.

Há aqueles que mantém suas Barbies intactas em suas caixas e não abrem por nada.
Tanto faz se é collectible ou playline.
Elas continuam lacradas e é aquele tipo de colecionador que quando vai comprar uma Barbie a primeira pergunta é se 'a caixa está em perfeito estado'. Sim, aqui a caixa é valorizada e precisa estar perfeitinha, sem manchas, amassos ou rasgos. Geralmente, ficam guardadas em armários ou
em prateleiras (no quarto, pois é o lugar predileto deles), como se fosse uma loja doméstica.

Na contramão, temos o colecionador que mantém as Barbies em suas caixas porém já abriram, brincaram e tiraram fotos de suas bonecas fora da caixa.
Eles sentem necessidade de tocá-las mas não mudam seus trajes e penteados, ambos permanecem originais. Esses apreciam uma boa cristaleira sob medida para guardá-las dentro ou fora das caixas, criando assim um maior contato com suas "meninas".

E por fim, temos o colecionador que tira a Barbie da caixa, troca suas roupas, muda seu penteado, corta o cabelo, troca o corpo, faz boil wash, reroot, repaint e tudo o mais que achar necessário.
Na maioria das vezes, suas Barbies estão guardadas em caixas de plásticos (tipo uma tuppaware bem grande) dentro de algum armário. A intenção deles é a interação total com a suas bonecas, não basta ter, precisa tocar, sentir e criar novos looks para suas meninas.

Os prós e os contras são diversos em ambos os casos, assim como tudo nessa vida.
E cabe a cada um escolher o seu. Os mais relavantes, para eu não me estender por demais:

Há uma desvalorização material quando voce tira suas Barbies da caixa.
Portanto, se voce pensa em vende-las um dia é melhor mante-las em suas caixas, pois elas valem
bem mais do que uma deboxed. Outro ponto positivo é que ela se conserva por mais tempo. Afinal, ela não tem contato de mãos, por isso também se mantém limpa com mais facilidade, ficando menos exposta ao desgaste natural do tempo e livre de mau uso.

Se voce tira a Barbie da caixa voce tem um maior envolvimento com ela, podendo brincar melhor e de verdade. Mas saiba que elas requerem bem mais cuidados de limpeza e armazenamento para que a conservação seja adequada e prolongada.
Além disso, há perda do valor material, caso queira vende-la no futuro.

Dentro ou fora de suas caixas, não importa!
Elas são a paixão de todo colecionador e toda coleção tem seu valor.
Contudo, mais importante do que o valor material é o valor pessoal. Afinal, esse não tem preço. ;)

Quem acompanha um pouco o meu blog e o meu Flickr já sabe o que eu penso e em qual categoria eu me enquadro.

Mas e voce, tira suas Barbies das caixas ou não? E por qual motivo?

15 comentários:

  1. Bom, eu (Katia)sou a colecionadora do segundo caso, não consigo comprar uma boneca e manter presa sempre na caixa, gosto de apreciar melhor a maquiagem, o traje e etc... Mas também tenho muito medo de estragar elas, então aprecio limpo e volto na sua caixa original(enquanto não tenho um lugar adequado para deixar elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia! Legal saber que vc abre as caixas e brinca com elas, acho importante essa interação com a boneca. Abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. (Karina) apesar de ser a colecionadora do segundo caso, eu me importo muito com as caixas das dolls, principalmente as caixas das Collectors!! Quando compro uma boneca, gosto de apreciar ela e também tirar fotos, mas ainda não tenho um lugar próprio e por enquanto deixo na caixa!! Se for para manter as dolls sempre pressas nas caixas, prefiro admirar fotos na internet, para que gastar uma fortuna e não poder tocar e apreciar as dolls!! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karina! Voce fez uma observação bastante interessante sobre ter as bonecas e não tocá-las nem brincar com elas. Verdade, pensando por esse lado, como vc mesmo disse: é melhor ficar olhando fotos na internet, pra que gastar, né? E imagina se forem aquelas bonecas que vem acompanhadas de set de roupas, tipo as Fashion Royalty... já pensou? Aquele monte de roupas pra quê? Pra nunca usar? Faz sentido. Obrigado pelo comentário. Abraço.

      Excluir
  3. Eu sou um pouco de cada, tenho algumas nas caixas, já removidas, e outrs sem caixa que compro nus no ML e personalizo a minha maneira. Enfim é como você falou, vai do gosto de cada um!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Summer! Obrigado pelo comentário. Abraço. ;)

      Excluir
  4. bom eu costumo tirar todas,mais tem duas que eu botei de volta na caixa,minhas dolls eu guardo no meu guarda roupa ja que e o unico lugar que da pra trancar elas(longe do alcançe de crianças).
    ah barbie lover vc fez alguma coisa no baço da sua hollyday 2012? e um model muse novo ne?o braço e mais pro lado e eu achei lindo!!!!abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artur! Nem me lembro, mas provavelmente devo ter trocado o corpo dela. Abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  5. Olá , pode me ajudar? Comprei uma doll e não sei o que fazer com o cabelo dela, não é a qualidade, mas sim um nó no cabelo, e para piorar ele veio preso, a doll é a bathing suit, se souber como resolver este problema, estou desesperado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Summer, vc precisa fazer um boil wash no cabelo dela pra ele ficar liso. Joga no Google que tem um monte de tutorial ensinando. Depois me conta se deu certo. Abraço. ;)

      Excluir
    2. Eu sei fazer, mas, tenho medo de danificar a franjinha dela!!

      Excluir
  6. Caixa com certeza. No começo eu tirava, mas não se conserva tão bem quanto mantê-las intactas. Além do mais, algumas caixas são belíssimas e fazem parte do conjunto da obra. É tão bonito vê-las todas uma do lado da outra nas respectivas caixas quanto em uma bela estante de vidro, mas como ainda não tenho minha casa própria com essa estante então mantenho-as NRFB. Em um futuro próximo pretendo tirá-las e colocá-las em uma estante adequada, apesar de ter algumas experiências de tirá-las e me dá um aperto no coração, rs. Daí opto por comprar umas playlines e brincar, fazer reroot, essas coisas. Cada caso é um caso mesmo. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Igor! Vc tem razão, para alguns colecionadores a caixa faz parte da boneca e com certeza existem caixas lindas. Abraço e obrigado pelo comentário. ;)

      Excluir
  7. Quando comecei a colecionar, mantinha todas elas dentro de suas caixas. Porém confesso que morria de vontade de retirar. E com o tempo comecei a retirar algumas, mas pensando em mantê-las expostas em um armário com porta de vidro - dai resolvi comprar uma cristaleira pra poder admira-las quando quisesse. Algumas continuam nas caixas, muitas retiradas e recolocadas. Me desfiz de algumas caixas, das bonecas que pretendo não me desfazer. Mas tem caixas lindas! A da Tarina é um exemplo (só que um amigo colecionador disse que o cabelo da Tarina dele acabou ficando verde por conta do papel da embalagem; de qualquer forma, a minha também está exposta - não tive esse problema da coloração). Essa caixa da Tarina está guardada. Acho muito bonita e não tenho coragem de me desfazer.
    Tenho duas Basics que estão personalizadas. Tirei da caixa, troquei roupas, enfim, estão diferentes, com jeitinho próprio. Não me arrependo e até gosto de trocar a roupa dessas duas de vez em quando... rs
    É uma decisão difícil tirar da caixa, mas adorei! Muito legal pegar na mão, desvendar os detalhes, enfim. É claro, há riscos, mas acho muito divertido vê-las "pessoalmente", fora das caixas.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira! Legal saber a sua experiência. Eu já vi a sua cristaleira pelo blog e ela é simplesmente lindíssima. E como voce mesmo disse, vale a pena ter algumas Basics ou outras Barbies mais em conta para poder tirar da caixa, brincar e personalizar. Abraço e obrigado pelo comentário. ;)

      Excluir