27 de março de 2013

Melhores Coleções

Em 2006, a Mattel trouxe um dos seus melhores lançamentos de todos os tempos da linha collector, a série On Location. A série foi composta por quatro bonecas que vinham acompanhadas com um pack sensacional de roupas, três foram lançadas em 2006 (Milan, Monte Carlo e South Beach) e uma em 2007 (Barcelona).

                                                                         South Beach 
Foto: Mattel Divulgação

   Barcelona
Foto: Mattel Divulgação

    Monte Carlo
Foto: Mattel Divulgação

Milan
Foto: Mattel Divulgação


Saudade é a palavra. Frustração é o sentimento.
Saudade por nunca mais terem feito algo parecido e frustração por eu não ter compreendido até hoje o real motivo da não continuidade da série. Veja bem, existem vários pontos que possam ter contribuído para o fim prematuro dessa série, contudo, quase todos sem fundamento.
Vou repassar apenas dois dos mais relevantes achismos entre os colecionadores.

1) As bonecas teriam que ser caras afinal, o custo final da fabricação seria muito alto, pois se trata de um produto de primeira linha, levando em conta os acessórios e as roupas mais do que bem desenhadas e feitas com material de primeira qualidade. 

Discordo, pois até hoje a Mattel possui Barbies caras em seus lançamentos e existe um público para compra das mesmas, vide um dos exemplos mais recentes, a Blonds Diamond. 
Portanto, não acredito nessa teoria.

2) A Mattel quer abraçar aquele público adulto que, gosta de reviver a infância de alguma forma - o famoso mundinho de sonho e magia - e por isso, tem se prendido nos últimos anos às fantasy dolls. Diferente das Fashion Royalty, que tem um público adulto que não se interessa por bonecas com temáticas de fadas, anjos, fantasmas, sereias, medusas, comics, cantoras, super-heróis, deusas, divindades etc etc etc.

Essa é a teoria que talvez melhor explique a descontinuação da série e também fica mais do que claro se levarmos em conta que a maior parte dos lançamentos dos últimos três anos da linha collector foram, sim, as fantasy dolls. Bonecas com tema de filme e comics também é o que não faltaram.
Fora isso, a Mattel sabe que não tem como competir com os estilistas da Integrity Toys afinal,eles são perfeitos e impecáveis em suas criações. Sendo assim, pra quê apostar num público que já encontra tudo isso na FRs? Realmente, faz um pouco de sentido.
Já disse uma vez e repito: é uma pena eu achar as FRs feias, pois no sentido estético de moda e estilo elas representam absolutamente tudo o que me atrai numa boneca. 

Antes que falem que a Mattel lançou as Basics e seus respectivos packs, ok, foram trocentas bonecas (lindas, sem dúvida) porém vendidas avulsas ao pack. Pack esse que, o que menos trouxe foram roupas. Todos eles, sem exceção, são compostos praticamente apenas por sapatos e objetos tolos como copo, celular, revistinhas, perfume e afins.

Como sonhar não é crime e nem paga imposto (ainda):
eu fico imaginando uma nova coleção On Location, com Tokyo, New York, Istambul e Rio De Janeiro. Tá? rsrs

A Tokyo seria uma Lea/Kayla belíssima com roupas de estilo lolita e moda harajuku.
A New York seria uma Louboutin com terninho e saia e roupa de festa (mas não vestido longo).
A Istambul seria uma Goddess escândalo com direito a lenço na cabeça.
A Rio De Janeiro seria uma Pazette bem colorida e tropical, com muita estampa e rendas.

Com isso, deixo aqui esse post como forma de uma pequena homenagem à Mattel por, um dia, ter feito essa coleção incrível que deixou um gostinho de quero mais. Muito mais.

Pra quem pensa em adquirir a coleção On Location, pare de pensar e compre! Pois acredite, elas valem cada centavo. A sensação de receber aquela caixa grande com uma Barbie linda dentro e várias roupas fabulosas foi a melhor sensação que eu já vivenciei até hoje como colecionador. 

ps. sim, eu tenho as quatro. ; )

11 comentários:

  1. realmente sao incriveis...a linha collector e boa mas ate agora a unica coisa que eu gostei foi as city shopper e as tinn gum e a basics praia roxa,azul e verde so isso tem outras que eu amo tipo as 2 juicy couture mais nem vende mais,a kimora lee simons,e outras...acabei de ter uma inspiraçao com esse post abs thau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Artur! As 2 Juicy Couture são lindas mesmo, eu tenho a primeira dupla, mas espero um dia também comprar a segunda que foi lançanda. As City Shopper eu não gostei de nenhuma das duas. E as Tim Gunn são lindas, não só as bonecas como também as roupas. Obrigado pelo comentário. Abraço.

      Excluir
  2. Ótimas suas ideias para bonecas futuras. Gostaria de ver o protótipo de todas elas :) Realmente a coleção tinha vários atrativos, como o corpo MM que muitos adoram - também acho particularmente bonito por conta da pose - sem contar os acessórios e as roupas.

    Mas enfim, essa não é a primeira nem será a última coleção descontinuada sem um motivo aparente (já publiquei no blog um post do André sobre coleções que terminaram drasticamente, algumas com apenas uma boneca lançada !). E francamente já que a Mattel, por meio do BC - tendo inclusive um clube composto por membros pagantes - se propõe a dar "comentários" sobre suas produções (seja em notícias no site ou em conversas com os designers) acho uma deselegância descontinuar uma série sem dar uma resposta satisfatória aos colecionadores que curtem determinada coleção. Sei que a fabricante não deve, teoricamente, ter nenhuma obrigação de fazê-lo, mas enfim, quem gosta fica a ver navios, com cara de tacho, sem saber o que aconteceu. E como a gente continua comprando mesmo, então... pra quê a Mattel vai se preocupar com isso?

    Enfim, muito bacana teu post, com essa revisão histórica e paixão pelas bonecas da série!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira!
      Sim, a série In Location foi impecável, uma das melhores até hoje e muito difícil de ser superada, tendo em vista que não conseguem fazer algo nem mesmo similar nos dias atuais. :(
      Quanto aos membros do BC eu gostaria muito que eles cobrassem a Mattel sobre suas Barbies defeituosas, com erros na maquiagem. Esse vai ser o assunto do meu próximo post e quero muito que voce comente ele. Obrigado pelo comentário e fico contente que voce tenha gostado deste post. Bjo. ;)

      Excluir
  3. "A Tokyo seria uma Lea/Kayla belíssima com roupas de estilo lolita e moda harajuku."

    UM BIG HIGH FIVE PRA VC! o/ Até me emocionei só de imaginar.

    Um abraço! o/

    ResponderExcluir
  4. Erika, não seria demais?
    Acho que eu morreria. rsrs
    Obrigado pelo comentário. ;)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. nossa obrigado por avisar,posso sar uma dica?a raquelle com as roupas da on location barcelona e monte carlo,ou com a roupa da sua bond girl ou melhor ainda com a roupa da hard rock...fik a dik.
    ;-)

    ResponderExcluir
  7. voce comprou a clutch wave 2 ne?so falta ela pra minha coleçao de raquelles(sou obssecado por essa doll)

    ResponderExcluir
  8. Adorei as suas sugestões (fico aqui imaginando)!! Com certeza eu compraria todas!!..... Eu só acho que a Tokyo deveria utilizar o face mold Oriental invés do Lea/Kayla, este face mold é muito lindo, e já faz anos que a Mattel não utiliza em nenhuma boneca!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbie Girl!
      Legal que vc gostou das minhas sugestões.
      E o face da Tokyo, que eu sonhei, é o Lea/Kayla, sim. Vc deve ter confundido qdo leu. :P
      Obrigado pelo comentário e seja bem-vinda.

      Excluir