Colecionar Barbies implica numa condição de livre escolha para seus colecionadores: manter ou não suas Barbies nas caixas.
Existem três tipos dominantes de colecionadores e, claro, algumas variações entre eles.
Há aqueles que mantém suas Barbies intactas em suas caixas e não abrem por nada.
Tanto faz se é collectible ou playline.
Elas continuam lacradas e é aquele tipo de colecionador que quando vai comprar uma Barbie a primeira pergunta é se 'a caixa está em perfeito estado'. Sim, aqui a caixa é valorizada e precisa estar perfeitinha, sem manchas, amassos ou rasgos. Geralmente, ficam guardadas em armários ou
em prateleiras (no quarto, pois é o lugar predileto deles), como se fosse uma loja doméstica.
Na contramão, temos o colecionador que mantém as Barbies em suas caixas porém já abriram, brincaram e tiraram fotos de suas bonecas fora da caixa.
Eles sentem necessidade de tocá-las mas não mudam seus trajes e penteados, ambos permanecem originais. Esses apreciam uma boa cristaleira sob medida para guardá-las dentro ou fora das caixas, criando assim um maior contato com suas "meninas".
E por fim, temos o colecionador que tira a Barbie da caixa, troca suas roupas, muda seu penteado, corta o cabelo, troca o corpo, faz boil wash, reroot, repaint e tudo o mais que achar necessário.
Na maioria das vezes, suas Barbies estão guardadas em caixas de plásticos (tipo uma tuppaware bem grande) dentro de algum armário. A intenção deles é a interação total com a suas bonecas, não basta ter, precisa tocar, sentir e criar novos looks para suas meninas.
Os prós e os contras são diversos em ambos os casos, assim como tudo nessa vida.
E cabe a cada um escolher o seu. Os mais relavantes, para eu não me estender por demais:
Há uma desvalorização material quando voce tira suas Barbies da caixa.
Portanto, se voce pensa em vende-las um dia é melhor mante-las em suas caixas, pois elas valem
bem mais do que uma deboxed. Outro ponto positivo é que ela se conserva por mais tempo. Afinal, ela não tem contato de mãos, por isso também se mantém limpa com mais facilidade, ficando menos exposta ao desgaste natural do tempo e livre de mau uso.
Se voce tira a Barbie da caixa voce tem um maior envolvimento com ela, podendo brincar melhor e de verdade. Mas saiba que elas requerem bem mais cuidados de limpeza e armazenamento para que a conservação seja adequada e prolongada.
Além disso, há perda do valor material, caso queira vende-la no futuro.
Dentro ou fora de suas caixas, não importa!
Elas são a paixão de todo colecionador e toda coleção tem seu valor.
Contudo, mais importante do que o valor material é o valor pessoal. Afinal, esse não tem preço. ;)
Quem acompanha um pouco o meu blog e o meu Flickr já sabe o que eu penso e em qual categoria eu me enquadro.
Mas e voce, tira suas Barbies das caixas ou não? E por qual motivo?