Em qualquer linha de fabricação é possível haver defeito em alguns produtos. Carros, por exemplo, fazem recall. Se você compra um eletrodoméstico ou uma roupa, voce pode fazer a troca.
Os exemplos são diversos. E se você comprou uma Barbie com defeito?
Quando compramos uma Barbie pessoalmente, num estabelecimento físico, podemos prestar atenção aos detalhes e, se houver algum defeito, procuraremos por outra que esteja perfeitinha pra levarmos para nossa casa. Porém o mesmo não acontece quando a compra é feita pela internet.
Muitos vendedores não são colecionadores e, por isso, não se atentam à detalhes minunciosos que, nós colecionadores, prestamos atenção. Além do mais, a Barbie defeituosa quando comprada lacrada não é culpa e nem responsabilidade do vendedor, e sim do fabricante: a Mattel.
Alguns defeitos são tão pequenos que se tornam insignificantes, eu nem ligo. Mas existem outros que são grotescos. E é justamente sobre eles que eu estou falando. Chega a ser vergonhoso e uma total falta de respeito e comprometimento com o comprador. Desde a coleção de 2010 das collectibles tem sido mais do que nitído um controle de qualidade precário da Mattel, parece coisa de empresa fundo de quintal. Prestem atenção: É MUITO GRAVE o que está acontecendo!
E eu acho que já passou da hora de nós colecionadores tomarmos uma atitude.
A maioria das Barbies que encontramos são feitas na China e Indonesia. E aqui entra o ponto chave desse assunto. As Barbies 'Made In China' parecem apresentar maior qualidade e menos defeitos em suas fabricações, já as 'Made In Indonesia' quase sempre possuem defeitos, especialmente na pintura dos rostos das bonecas. Infelizmente, e pasmem, isso tem acontecido, inclusive,
claro que em menor número porém existem, com as mais caras, que são as Gold e Platinnum Label.
claro que em menor número porém existem, com as mais caras, que são as Gold e Platinnum Label.
Para citar alguns casos, já vi fotos no Flickr da Mermaid 2012, Haunted Beauty Ghost, Pazette e da Blonds Diamond, entre tantas outras, com defeitos facilmente visíveis, em sua maioria, na pintura dos olhos, cílios e sobrancelhas. Portanto, todo cuidado hoje é pouco quando for comprar. NÃO IMPORTA MAIS A LABEL! Está acontecendo com TODAS as bonecas, tanto faz se ela custa cem ou mil reais.
Se isso já aconteceu comigo? Claro que sim! A mais recente foi em outubro do ano passado. Comprei a Basics morena da coleção 2.5 por R$ 250,00, LACRADA. Vejam como são os olhos dela:
Percebam que a íris do olho esquerdo é posicionada para cima enquanto a do olho direito está centralizada à esquerda. Um erro absurdo que até uma criança de 5 anos perceberia.
Fiquei muito chateado quando recebi a boneca, confesso. Mas, para não jogar todo o meu dinheiro no lixo, eu arrumei sozinho esse defeito da melhor maneira que eu consegui e em breve postarei fotos dela no meu Flickr e voces poderão ver como ficou
Agora, imagina se voce paga 700,00 reais na Blonds Diamond e ela te chega com O MESMO defeito...
Não, eu não comprei essa Blonds Diamond da foto acima. Mas sinto muito pela pessoa que a comprou.
De novo: Cadê o controle de qualidade da Mattel? Não existe?
Porque, sinceramente, não encontro outra explicação para que essa Blonds da foto e a minha Basics 2.5, ambas com defeito, tenham sido colocadas à venda. Ou será que a explicação é porque somos todos idotas que compram Barbies defeituosas e tá tudo certo?!
Por todos esses exemplos citados, hoje eu só compro Barbies Collector lacradas se foram fabricadas na China. Saibam que a chance de uma delas chegar defeituosa é bem menor. Eu já enviei um e-mail aos vendedores dos quais eu sou cliente reportando esse problema e além disso, fui categórico: se foi fabricada na Indonesia eu não vou comprar. Pedi para todos eles darem preferencia às 'Made In China'.
Como resposta à Mattel, TODOS os colecionadores deveriam fazer o mesmo.
Afinal, para mudarmos qualquer coisa em grande escala é necessário mobilização.
Se a maioria dos colecionadores disessem não para as 'Made In Indonesia', podem ter certeza que a Mattel tomaria alguma atitude. Afinal, os vendedores não as comprariam por ser um produto que não tem saída e, sendo assim, elas ficariam encalhadas no fabricante, com a nossa querida Mattel. :)
E quem é membro do Barbie Collector (eu não sou) também deveria usar o espaço para reclamar sobre o que está acontecendo. Façam algo!
Enfim, para mudar esse quadro, bastaria apenas um posicionamento em massa dos colecionadores, pois são pessoas como eu e voce que mantém o império da Mattel.
Mas acho meio difícil isso acontecer. :(
Ainda mais aqui, pois nós brasileiros somos um povo que ainda não aprendeu
a valorizar o dinheiro.
E vamos entender o óbvio, amigos: mesmo que eu ou voce tivessemos comprado qualquer Barbie deboxed com esse tipo de defeito, é bom que fique claro que ele não foi causado por mau uso e nem desgaste do tempo. Como também não é culpa do vendedor!
São defeitos de FABRICAÇÃO. Da Mattel. Fim.
São defeitos de FABRICAÇÃO. Da Mattel. Fim.
Portanto, pense bem antes de comprar!
Do que adianta pagar por um exemplar mal feito daquela Barbie perfeita que voce achou tão linda?
Na verdade, o que voce comprou não foi aquela Barbie, e sim uma cópia dela com defeitos.
Ps. curiosamente esses defeitos não são encontrados nas Silks.